sexta-feira, 15 de junho de 2012

VITAMINA E

A vitamina E (tocoferol) é um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos conhecidos como radicais livres.




Deficiência de vitamina E:


Ruptura das células vermelhas do sangue.
Danos nas fibras nervosas.
Em bebês prematuros, pode causar retinopatia.


Excesso de vitamina E:


Aumento da necessidade de vitamina K.


Fontes:


A vitamina E é sintetizada apenas por planas. Com isso, óleos vegetais sãos as principais fontes dessa vitamina na dieta. Laticínios e carnes fornecem apenas quantidades moderadas dessa substância.
Principais fontes: Germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.


Fonte: http://emedix.uol.com.br/vit/vit004_1f_vitaminae.php

quinta-feira, 14 de junho de 2012

VITAMINA D

vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.




Deficiência de vitamina D:

Entre os primeiros sintomas de deficiência de vitamina D estão os níveis séricos reduzidos de cálcio e fósforo e um aumento da actividade da fosfatase alcalina. Isto pode ser acompanhada por fraqueza muscular e tetania, bem como por riscos acrescidos de infecção.
As manifestações mais amplamente reconhecidas de deficiência de vitamina D são o raquitismo (nas crianças) e a osteomalácia (nos adultos). Ambas são caracterizadas pela perda de mineral a partir dos ossos, resultando em deformidades do esqueleto, tais como pernas arqueadas nas crianças. 

Excesso de vitamina D

A hipervitaminose D é um problema potencialmente sério dado que pode causar danos permanentes nos rins, retardação de crescimento, calcificação de tecidos moles e morte. Os sintomas leves de intoxicação são náuseas, fraqueza, prisão de ventre e irritabilidade. 


Fontes:


Além da luz solar alguns alimentos são considerados fontes de vitamina D, mas entre eles encontram-se a gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão e o arenque. 




Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_Dhttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-d.php#ixzz1xoQBOS9X