quarta-feira, 20 de junho de 2012

VITAMINA B1

Também conhecida como Tiamina, a vitamina B1 desempenha importante papel na manutenção de nosso sistema nervoso, muscular e do coração, bem como na regularidade do crescimento do corpo humano e do metabolismo.


Deficiência de vitamina B1:
Beribéri;
Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, instabilidade emocional e letargia;
Depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito;
Perda do tato e da memória, problemas de concentração;
Vômitos, náuseas e palidez.

Excesso de vitamina B1:

O consumo excessivo de vitamina B1 pode interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B, levando, assim, à carência dessas .
Entretanto, mesmo em doses elevadas, a tiamina não é tóxica, sendo eventualmente eliminada por meio  de nosso sistema excretor, o que pode ser caracterizado por uma urina mais amarelada.
Fontes
Cacau, farelo de arroz, amendoim, fígado,leite, milho, ovos, batata, etc.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

VITAMINA C

A vitamina C tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento. 




Deficiência de vitamina C:

 Escorbuto
 Sangramento das gengivas
 Anemia
 Depressão
 Hemorragia


Excesso de vitamina C:

O excesso de vitamina C pode causar efeitos colaterais, como náuseas e diarreias.

Fontes:

Abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, caju e morango, etc.



Fonte: http://www.todabiologia.com/saude/vitamina_c.htmhttp://www.santalucia.com.br/clinica-geral/vitaminac/default.htm

domingo, 17 de junho de 2012

VITAMINA K

A Vitamina K é uma componente muito importante no nosso organismo, já que a sua principal função actua directamente com a coagulação do sangue. 


Deficiência de vitamina K:
Deficiência de vitamina K pode ocasionar risco de sangramento descontrolado, calcificação da cartilagem, má formação grave de osso em desenvolvimento ou depósito de sais de cálcio insolúveis nas paredes das artérias.


Excesso de vitamina K:


A administração prolongada de grandes doses de vitamina K pode produzir anemia hemolítica e icteríciano latente, hernicterus em crianças devido a efeitos tóxicos sobre a membrana das hemácias.
Fontes:
Também é produzido pela flora intestinal equilibrada. São encontrados em vegetais de folhas verdes, cabeça da cenoura, arroz integral, couve-flor, aveia, tomate, óleos não refinados, morango, algas, alfafa e iogurte, fígado, leite e nabo.

Fontes: http://www.canalcardmarketing.com/vitaminas/vitamina_k.htmhttp://www.copacabanarunners.net/vitamina-k.htmlhttp://www.emforma.net/nutricao/o-papel-da-vitamina-k/